terça-feira, 24 de maio de 2016

Pouch Sling para Recém-nascidos

Recentemente me deparei com a informação de que o pouch sling não seria adequado para recém-nascidos. Alguns profissionais apontam que a postura deitada em rede faz com que o queixo do bebê fique muito colado ao peito, podendo ocasionar o fechamento das vias respiratórias e consequente asfixia. Como mãe e fabricante de slings, não posso estar alheia às estas discussões e considero que qualquer questão acerca da segurança dos produtos destinados à bebês e crianças deve receber atenção especial.

Com a popularização do uso dos slings vieram à tona muitas questões relacionadas à sua segurança e modos corretos de uso. De carregadores artesanais e tradicionais os slings começaram a passar por uma série de estudos e avaliações de inúmeros profissionais ligados à infância; como pediatras, fisioterapeutas, ortopedistas e consultoras em babywearing - termo americano para a prática de carregar bebês no pano. Organizações e associações formaram-se com o propósito de estudar e difundir estas práticas, propagando informações e regulamentações sobre os carregadores de pano, e buscando oferecer embasamento científico para esta técnica tradicional. Entretanto, embora já tenhamos bastante informação disponível ainda considero difícil encontrar informação segura e de qualidade. Após muita pesquisa ainda ficamos com a impressão de que cada profissional tem um posicionamento diferente. 

Após muitas pesquisas recolhi algumas informações sobre segurança dos slings, em especial do pouch, que considero importante compartilhar para que cada família possa, conscientemente, optar pelo uso ou não deste modelo com recém-nascidos, avaliando suas vantagens e desvantagens.

1. Qualquer sling, para ser seguro, deve segurar seu bebê da mesma maneira que você o seguraria em seus braços (os carregadores que usamos nas costas são uma exceção, pois ainda assim, se utilizados corretamente, podem ser seguros). Esta imagem ilustra bem claramente estas posições:


2. É importante observar que o bebê não fique numa posição completamente horizontal, de modo que estaria afundado dentro do saco, mas que mantenha-se em diagonal, com a cabeça mais elevada que o tronco. Você sempre deve ser capaz de ver a cabeça e o rostinho do bebê sem ter que abrir o sling para isso, e ele deve sempre ser capaz de respirar livremente e com facilidade, com o pescoço reto e cabeça em posição neutra, sem comprimir o queixo no peito. Os bebês menores precisam sempre de um suporte na nuca, ajuste o tecido sob a sua cabeça de modo que ela fique bem apoiada, sem tombar muito nem para frente nem para trás.

3. Para usar um pouch com segurança o tamanho deve ser adequado à você. O pouch sling é feito sob medida, ou em grade de tamanhos que vai do PP ao GG. Este carregador deve situar o bebê na altura do seu umbigo. Se o pouch estiver pequeno ele ficará muito apertado tanto para você quanto para o bebê, e o bebê ficará muito alto. Se o pouch estiver grande ficará muito frouxo e o bebê ficará muito baixo, causando um balanço ao caminhar que o deixa em posição insegura, além de lhe causar desconforto e prejudicar sua postura e equilíbrio.

4. Evite colocar o bebê no sling usando roupas desconfortáveis, muito quentes, muito apertadas, de tecidos muito grossos ou duros que possam prender sua circulação e marcar a pele.

5. Esteja SEMPRE atento ao seu bebê. Seja no sling, no colo, no carrinho, no berço ou no tapetinho, bebês nunca devem ficar desassistidos e a verdadeira segurança é proveniente da atenção dos cuidadores. Observe sempre o bebê, se ele está confortável, tranquilo, e qualquer desconforto que você observe deve-se ajeitá-lo no sling, mudar sua posição, e buscar deixá-lo novamente confortável. Mesmo que o bebê durma evite deixá-lo na mesma posição por um tempo muito prolongado e mantenha-se atento às vias aéreas. 




Bebê com a cabeça
em posição segura
no pouch sling






Com base na minha experiencia e nas pesquisas que já fiz até então eu sempre indico primeiramente o wrap sling para bebês recém-nascidos. Pelo modo como ele posiciona o bebê e o protege, a grande maioria dos especialistas o considera o sling ideal para esta faixa etária. Contudo, a praticidade do uso e o frescor proporcionados pelo pouch tem atraído cada vez mais familias, que muitas vezes estão tendo contato com os carregadores de pano pela primeira vez e ainda sentem-se perdidos quanto aos benefícios desta ferramenta e seus possíveis riscos. Não pretendo com este post afirmar que o pouch sling é totalmente seguro ou inseguro para o uso com recém-nascidos, mas contribuir com informações que permitam aos cuidadores ponderar sobre a validade de seu uso ou não. 





REFERÊNCIAS:

Denise Gurgel Barboza, Fisioterapeuta Materno-Infantil. 

Marilia Mercer, consultora em babywearing, autora de diversos artigos no site da Babywearing Brasil. 

Andreza Espi Moriggi, pesquisadora sobre Babywearing e fabricante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário