domingo, 22 de maio de 2016

A Ergonomia dos carregadores de bebês



Carregar crianças em slings, kepinas e cangurus, já não é novidade, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os benefícios e segurança destes acessórios.
De fato, algumas medidas devem ser observadas para que seu carregador seja utilizado corretamente, respeitando a fisiologia do seu bebê e sem oferecer riscos ao seu desenvolvimento.

O primeiro passo é reconhecer se seu carregador é ergonômico ou não. Carregadores não ergonômicos não devem ser utilizados pois posicionam os bebês de forma inadequada à sua maturidade motora, são desconfortáveis e podem prejudicar o desenvolvimento motor forçando a coluna e musculatura sensíveis do bebê a ficarem em posições as quais os bebês ainda não estão prontos para assumir.

Então, como reconhecer se seu carregador é inadequado:


1) Os carregadores não ergonômicos mantem a criança em uma posição ereta. Geralmente o apoio das costas é uma pala dura, que não aconchega o bebê, deixando-o meio solto dentro do carregador.

2) O assento é estreito e concentra o peso do bebê sobre a região pélvica, comprimindo os genitais e deixando as pernas penduradas, sem apoio, prejudicando a circulação sanguínea.


Os carregadores ergonômicos são mais maleáveis e se moldam ao corpo do bebê respeitando sua fisiologia e o posicionamento natural. Podem ser de pano como os slings e kepinas, ou estruturados como os cangurus e mochilinhas ergonômicas, mas sempre oferecem suporte adequado e boa distribuição do peso, sendo mais confortáveis e seguros para os bebês e quem os carrega.


 Para verificar se um carregador é ergonômico, observe que:


1) Os carregadores ergonômicos são flexíveis o suficiente para permitir que o bebê fique arredondado, com a coluna em forma de C, semelhante à posição fetal. Nesta posição o bebê fica aconchegado sem sobrecarregar os ossos e musculatura da coluna que ainda estão se fortalecendo.

2) O assento é largo e oferece apoio para toda a coxa do bebê, indo desde atrás de um joelho ao outro. Desta forma o peso do bebê distribui-se corretamente sem comprimir os genitais, favorecendo a circulação sanguínea nas pernas e tornando o carregador muito mais confortável.


E depois da escolha correta do carregador, certifique-se de que você o está utilizando corretamente. Verifique se as amarrações, argolas, costuras, estão corretas, se o seu bebê está tranquilo e confortável, ou se parece incomodado com algo. Verifique se a altura dele em relação ao seu corpo o permite alcançar o seio, se ainda estiver amamentando, se não há tecidos cobrindo excessivamente o rosto para que ele respire confortávelmente, e se o carregador não está nem apertado nem frouxo demais. 
Durante longos passeios também é indicado retirar o bebê do carregador algumas vezes, para que ele possa se esticar e mudar de posição.

E lembrem-se, pessoinhas delicadas precisam de acessórios delicados. Observe sempre seu bebê e imagine se você também estaria satisfeito e confortável no lugar dele!



Nenhum comentário:

Postar um comentário